Personalidade para seu jardim

O desenho da casa não incluí somente a decoração e os utensílios de seu interior, mas também engobla seu exterior. O jardim tem que estar em harmonia com sua casa e deve existir um nexo de união entre ambos. Se está buscando ideias para dar mais personalidade para seu jardim, nesse post mostramos uma série de soluções pra criar um bonito e relaxante jardim que te servirá de inspiração seja qual for seu orçamento e o tamanho do jardim. Não tem por que utilizar os materiais e elementos exatos, mas sim aproveitar essas ideias e soltar a imaginação para transportar seus espaços exteriores.

#1 Crie uma estrutura em seu jardim

1

Desenhar um jardim não é só colocar algumas plantas de exterior que gostamos, sem ter pensado em um planejamento adequado. Para conseguir um bom desenho do jardim é necessário criar uma estrutura básica, e na base dela planejar tanto os tipos de plantas e a localização do resto dos elementos.

#2 Escolha um elemento protagonista

2

Um ponto de partida para desenhar o jardim é escolher um elemento protagonista ou elemento central da decoração em torno do qual você organizará o resto dos elementos. Pode ser uma fonte, um pergolado, um conjunto de plantas que você goste ou uma árvore de arbustos. Não é necessário que esteja no centro do jardim, simplesmente planeje para que seja o elemento principal.

#3 Organize diferentes espaços

3

Dentro de um mesmo jardim você pode criar diferentes ambientes: combine áreas pavimentadas onde colocar móveis, cadeiras e mesas nas quais poderá comer ao ar livre com uma sombra que te proteja do sol do verão com áreas de grama ou reservadas para as plantas e caminhos com pavimentos leves pelos quais passear e cuidar de suas flores. Não esqueça de escolher um local especial da casa que garanta a privacidade, mas também crie um aspecto natural.

#4 Reserve um local especial para suas plantas

4

Escolha pontos estratégicos do jardim nos quais alternar conjuntos de plantas com diferentes combinações de cores, formas, texturas e flores para conseguir um jardim único. Você pode delimitar essas áreas com pedras brancas ou madeira. Pode reservar uma área para as plantas aromáticas e outra na qual cultivar uma pequena horta com hortaliças, legumes e frutas para seu consumo.

#5 A presença da água

5

A água sempre é um elemento que dá personalidade aos jardins, espelhos d’água ou lagos com plantas aquáticas, percursos de água com pequenas cascatas entre rochas ou uma fonte fará do jardim um lugar no qual relaxar escutando o som da água.

#6 Caminhos e passeios

6

Os caminhos de jardim além de um propósito prático também acrescentam um atrativo estético. Podem ser construídos praticamente de qualquer material e podem ser instalados em algumas horas ou em um fim de semana. Os caminhos oferecem um percurso para passear, desfrutando enquanto cuida de seu jardim e protegendo do barro e da água que pode acumular no solo.

#7 Os complementos imprescindíveis

7

Para poder desfrutar plenamente do jardim é necessário contar com móveis que permitam desfrutar ao ar livre com comodidade. Utilize formas simples como bancadas de madeira com almofadões, grandes assentos feitos de materiais naturais nos quais poder relaxar e confortáveis mesas e cadeiras para dispor de um lugar no qual almoçar e jantar com seus amigos e familiares.

#8 Vasos decorativos

8

Paras as áreas com pavimentos utilize grandes vasos decorativos onde plantar árvores ornamentais. Utilize qualquer objeto reciclado, toneis, recipientes de latão… Você também pode colocar vasos que incluam uma iluminação para criar um interessante ambiente noturno para seu jardim.

#9 Não se esqueça da iluminação

9

Nos meses calorosos é quando mais recorremos a nosso jardim durante a noite. Com uma iluminação adequada você criará acolhedores ambientes nos quais desfrutar das noites de verão. Uma boa ideia é colocar elementos para iluminar os caminhos e acessos para a casa, piscina ou algumas árvores do jardim.

 

 

Categorias: Decoração

Deixe uma resposta