Descubra a história do bairro Floresta, em Belo Horizonte

A região também é conhecida pela intensa atividade varejista, fica próximo ao Centro, mas ainda assim tem o jeito de cidade do interior, pela tranquilidade

 

Se você mora ou procura imóveis no bairro Floresta, vale a pena conhecer a história do local que nasceu para abrigar operários que trabalharam na construção de Belo Horizonte. Ele está localizado na região leste da cidade. No início, as casas eram simples e construídas próximas à Avenida do Contorno; após o término das obras, casarões tomaram conta da região.

O nome do bairro não tem uma origem certa, mas há três hipóteses. A primeira faz referência ao famoso hotel Floresta de 1897, a segunda também se refere a um estabelecimento comercial (um boteco muito conhecido na época, o qual o dono era um espanhol chamado Floresta) e a terceira possibilidade é do local ter abrigado uma grande mata.

Avenida Assis Chateaubriand, no bairro Floresta, em BH (Foto: Divulgação)

O local de ruas estreitas foi o primeiro a receber a primeira bomboniere de Belo Horizonte, a Fábrica de Balas Lalka, fundada em 1925 por Stanislau Genon Grochowisk, e que até hoje está localizada no bairro. O Floresta também é conhecido pela intensa atividade varejista, fica próximo ao Centro, mas ainda assim tem o jeito de cidade do interior, pela tranquilidade.

Atualmente, conta com uma variada rede de bancos e estabelecimentos comerciais, como o Shopping Floresta, os enxovais da Casa Pérola, as tortas e doces da Confeitaria Momo. O bairro também atrai pelas manifestações culturais, como as que acontecem no Teatro Alterosa, na Praça Comendador Negrão de Lima e, na sede do Giramundo, que abriga uma escola de teatro de bonecos e um museu, responsáveis pelo maior acervo de marionetes do Brasil.

Deixe uma resposta