Como tirar boas fotos de imóveis à venda

foto

Uma parte muito importante de um anúncio de imóveis à venda online são as fotos. Elas trazem a possibilidade do consumidor ver o empreendimento através de imagens antes de decidir visitá-lo. Para isso, o corretor deve investir em fotografias e mostrar a casa de forma completa já na divulgação.

Não é preciso ser um fotógrafo profissional, mas a qualidade das imagens deve ser levada em consideração. Para isso, existem algumas dicas e ferramentas que ajudam o corretor a tirar boas fotos mesmo com um smartphone.

Dicas para ter boas fotos

Ao fotografar um imóvel à venda, certifique-se de ter imagens suficiente. É melhor descartar fotos que não ficaram boas ou ter que escolher a melhor do que retornar ao local para novos cliques.

O ideal é publicar cerca de 15 imagens que mostrem todos os cômodos e alguns detalhes do domicílio. Vídeos e fotos 360º também são possíveis e bem vistos pelos consumidores, pois mostram o imóvel de forma completa.

Além disso, ajuste a qualidade da imagem ao máximo. Diminuir imagens é fácil com diversos aplicativos e softwares, mas aumentá-la digitalmente não costuma ser uma prática simples.

Ferramentas para fotografar

Os smartphones recentes possuem uma boa câmera traseira, o que já é suficiente para fotografar o local à venda. Além disso, o corretor pode investir em um tripé (evitando assim fotos tremidas) e lentes adicionais, que permitem uma maior amplitude da câmera.

Organização do local

Antes de começar a sessão de fotos, certifique-se de que o imóvel está limpo e organizado. Retire ou arrume móveis e objetos para ter fotos mais chamativas. Lembre-se que o imóvel deve transmitir a sensação de lar ideal para o comprador e, por isso, deve estar convidativo.

Iluminação

Um ponto importante é a iluminação do imóvel. Sempre que possível, fotografe durante o dia e aproveite a luz natural, abrindo portas e janelas. O uso do flash pode trazer imagens claras demais ou com sombras muito acentuadas.

Posicione-se de costas para a fonte de luz, evitando “clarões” nas fotos. Se necessário, utilize aplicativos de tratamento de imagem para corrigir a iluminação e balancear o contraste.

Peculiaridades do imóvel

Uma boa dica para ter fotos diferentes que chamam a atenção de quem deseja comprar um imóvel é usar a criatividade. Você pode fotografar a vista da janela, a sacada de apartamentos e detalhes como maçanetas, lustres e o que mais for vintage ou diferente neste local.

Quando o imóvel apresentar armários embutidos, lembre-se de fotografar o interior deles, trazendo assim maior segurança ao consumidor quanto ao estado de conservação desses móveis.

Após fotografar o imóvel

Depois de tirar as fotos, selecione as melhores imagens para montar a galeria. Existem diversos aplicativos que editam de forma simples e eficaz as imagens, corrigindo pequenas imperfeições sem precisar de conhecimento específico sobre isso.

Certifique-se de ter ao menos uma de cada cômodo e da fachada e organize a galeria na ordem que o comprador entraria na casa. Isso é, a fachada, seguida dos cômodos na ordem em que eles estão na planta. Você pode mostrar as imagens para um colega e questioná-lo sobre a ordem da galeria ou as imagens em si. A visão de outra pessoa as vezes traz novas ideias.

As fotografias são a principal forma de apresentar um imóvel em plataformas imobiliárias e no seu próprio site. Invista um tempo para conhecer os aplicativos existentes e fotografar os imóveis. Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários e boas fotos!

 

Deixe uma resposta