A cozinha é literalmente o cantinho mais delicioso da casa, afinal, é lá que são preparadas as refeições para a família toda. Apesar de não ser propriamente uma área de convivência, esse espaço merece uma atenção especial nos quesitos decoração e organização, pois querendo ou não, a estética do ambiente tem o poder de torná-lo mais agradável.

Listamos algumas boas dicas para decorar sua cozinha, seja ela grande ou pequena. Anote aí:

Defina o estilo

Existem várias possibilidades decorativas para a cozinha e escolha um conceito para seguir antes de iniciar o seu projeto de decoração. A proposta pode ser retrô, moderna, rústica, futurista, você escolhe! Depois de decidido o estilo da decoração, procure segui-lo à risca, usando-o como base para escolher as cores, os móveis e o design dos eletrodomésticos.

Nas decorações no estilo retrô, por exemplo, fica maravilhoso usar aparelhos com um ar mais antiguinho e cores clássicas das décadas passadas. Os tons de azul, amarelo ou cereja são sempre boas pedidas nesse caso.

Otimize o espaço

Para ter uma cozinha bonita e funcional, independentemente do tamanho, é importante que você saiba aproveitar o espaço ao máximo. Evite o excesso de objetos, priorize a área de circulação, use prateleiras suspensas e, se preciso for, integre os ambientes optando por uma moderna cozinha americana. Isso evita que o espaço fique poluído e sobrecarregado.

Evite aparelhos desnecessários

Micro-ondas, mixer, liquidificador, geladeira, fogão, batedeira, processador, torradeira,
cafeteira e por aí vai. A lista de eletrodomésticos parece interminável, mas você realmente precisa de todo esse aparato? Para ganhar espaço e economizar dinheiro, seja criterioso na hora de equipar a cozinha. O ideal é priorizar os objetos essenciais e deixar de lado os supérfluos. No topo da lista de artigos prioritários devem estar a geladeira, o fogão e a coifa — esses não podem faltar nem nas cozinhas grandes e nem nas pequenas!

Pense na organização


Tanto as cozinhas grandes, quanto as pequenas, precisam ter uma decoração que favoreça a organização, caso contrário, a impressão que se tem é de que a casa inteira está bagunçada. Nesse caso, invista em armários, nichos, prateleiras, bancadas e gabinetes.

Além disso, procure categorizar os objetos, guardando panelas, travessas, pratos, copos e talheres, cada qual em seu devido lugar. Dê uma atenção especial também à conservação dos mantimentos e arrumação da geladeira. Tenha em mente que não adianta investir em decoração se a organização da cozinha for um caos.

Capriche na iluminação

O bom andamento da cozinha e o potencial decorativo desse espaço dependem de uma iluminação caprichada. Ela deve ser abundante, para facilitar na hora de cozinhar, por exemplo, mas não pode ser exagerada, a ponto de tornar a permanência no espaço desagradável. Nas cozinhas maiores, ilumine armários e ilhas de forma especial, com uma fonte de luz dedicada. Nas menores, aposte em luminárias pendentes para aproveitar o espaço e ainda dar um toque criativo.

Acerte na escolha do piso

Um ponto importantíssimo da decoração da cozinha é a escolha do piso. Nesse cômodo, o material do piso deve ser bonito, resistente e fácil de limpar, até porque trata-se de um ambiente úmido, exposto à gordura e restos de alimento. Vale destacar que os melhores pisos para essa parte da casa são o porcelanato, o granito, a cerâmica ou até mesmo o ladrilho hidráulico. Quanto à cor do piso, você pode escolher a que mais te agrada, mas os tons claros passam uma ideia melhor de higiene, além de transmitirem a sensação de amplitude.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai usá-las na decoração da sua cozinha? Compartilhe suas opiniões conosco através dos comentários! Até a próxima e continue ligado nas novidades do nosso blog.

Posted in: Decoração.
Last Modified: janeiro 20, 2016

Deixe uma resposta