Você gosta de cabeceiras originais para a cama? Se é assim não pode perder esse post no qual mostramos como você pode fazer uma cabeceira com capitone para sua casa. Tem um pouco de tempo? Com as ferramentas e o material suficiente verá que não é tão complexo. Somente é preciso seguir alguns simples passos e em pouco tempo estaremos desfrutando dessa elegante peça para nosso dormitório. Se anima?

Materiais necessários

Para realizar nossa cabeceira vamos precisar:

·  Tábuas de aglomerado de madeira de uns 22mm de espessura (prestando atenção que tenha 5 cm de largura a mais do que nossa cama e a altura que quisermos)

·   Espuma de polietileno.

·  Enchimento de tapeçaria para cobrir a tábua

·  Tecido (totalmente a nossa escolha)

·  Grampeador de tapeçaria

·  Furadeira

·  Tesouras

·  Agulha de tapeceiro

·  Linha resistente

·  Cola de contato

Passo 1: Preparar o terreno

O primeiro que devemos fazer é pegar a tábua e dar a ela o tamanho que quiser. O ideal é que já tenhamos cortada do tamanho adequado, mas se temos que cortar e dispomos de ferramentas para isso, então não será problema. Quando estiver montada (podemos unir duas tábuas se contamos com duas de tamanho reduzido) devemos marcar o lugar nos quais irão os pontos do capitone. Devemos marcar de forma repetitiva com a medida que quisermos. Uma boa medida é marcar quadrados de 20x20cm, marcando pontos cada 20cm em horizontal e cada 20cm em vertical. Depois disso começamos a perfurar.

Passo 2: Cobrir a tábua com espuma e depois com tecido

Depois desses passos vamos cobrir a nossa tábua com espuma de polietileno, do mesmo tamanho da tábua, e posteriormente vamos cobri-la com uma camada de enchimento e depois o tecido. Assim teremos uma cabeceira realmente fofa, estupenda para qualquer tipo de dormitório. Não é necessário cobrir toda a superfície é melhor deixar a parte de traz descoberta, pois assim podemos manejar, de outra forma seria muito mais complexo. Para cobrir a tábua devemos usar o grampeador, tentando fazer com que os grampos somente sejam vistos pela parte posterior, porque é a que ficará escondida. Sendo assim devemos esticar muito o tecido e grampear atrás.

Passo 3:  Agulha e linha

Pegamos a agulha de tapeceiro e passamos a linha por uma das perfurações (iniciando pela parte de trás), depois devemos voltar com a agulha furando muito próximo do primeiro furo e passando a agulha e o fio pela outra perfuração existente, assim como mostra a imagem. Depois disso, será necessário esticar e fazer um nó para que o tecido fique completamente franzido. Além disso, como ponto final, se quiser, podemos escolher botões e forrá-los com o mesmo tecido que a cabeceira. Dessa forma poderemos colocá-los preenchendo o buraco que fica quando franzimos o tecido.

Resultado final: elegância e glamour

Não podemos negar que esse tipo de cabeceira possui uma elegância sem igual. Um elemento do mais chamativo que conseguirá que nosso dormitório mostre-se como um lugar distinto e cheio de glamour. Não importa a cor que escolhemos, as formas desse tipo de cabeceiras sempre surpreendem e são um acerto.

Vale a pena tentar?

Para ser sincera, a verdade é que esse tipo de cabeceira estão tão na moda que numerosas lojas de decoração possuem vários modelos. Ainda assim, são cabeceiras que costumam ser caras. Por esse motivo não parece uma má ideia que, se estamos apaixonados por esse modelo, tentar fazer em casa. Um pouco de paciência e mão de obra! O resultado ira surpreender e isso porque esse tipo de cabeceira pode adequar-se sem problema algum à uma infinidade de estilos decorativos.

Deixe uma resposta